sábado, 16 de abril de 2011

Sobre a disputa entre o chocolate amargo e o ao leite

O renomado jornal norte-americano The New York Times trouxe uma matéria sobre a briga entre os chocolates escuros e os chocolates ao leite. Nessa matéria, a jornalista Julia Moskin, apresenta o ponto de vista dos defensores de ambos os lados. A discussão vem à tona principalmente em função do movimento de renascimento do chocolate ao leite.
Segundo especialistas, nos últimos dez anos nada foi feito pelo chocolate ao leite, que infelizmente ficou estigmatizado como um produto industrial e, consequentemente, de baixa qualidade. Entretanto, para brigar em qualidade com os chocolates “dark”, e melhorar a imagem do chocolate ao leite, alguns top chocolatiers estão apresentando novidades. Entre eles está o chocolatemaker toscano Andrea Slitti, responsável pelo desenvolvimento do Lattenero, o primeiro chocolate “Dark Milk” com cinco níveis de cacau (45% até 70%). Slitti é um dos defensores do chocolate ao leite, segundo ele “produzir chocolate ao leite é muito mais complicado do que produzir chocolate escuro”.

 Por outro lado, especialistas como Chloé Doutre-Roussel, da loja londrina Fortnum & Mason, assim como outros puristas, acreditam que ao chocolate dark bastaria a mistura do cacau e do açúcar, sem qualquer adição de gordura ou mistura com outros elementos como o leite. Em relação ao percentual de cacau, Chloé vai além, “percentagens não nos dizem nada sobre o sabor ou a qualidade do chocolate. O percentual diz apenas quanto a barra possui de cacau sólido, mas o aroma e a qualidade são determinados por outros fatores: como as sementes são fermentadas, quanto tempo elas foram torradas e de que solo vem o cacau.” Está certo que analisar a qualidade do chocolate a partir do terroir do cacau e todo o cuidado no processo de produção, realmente é um luxo restrito a poucos produtos. Hoje, o que vemos são chocolates com baixíssimo percentual de cacau, que dispensam análises ou comentários. O chocolate ao leite pode conter menos de 10% de cacau. Pior para o consumidor, melhor para a indústria. Para vender mais, os fabricantes não pensaram duas vezes: menos cacau na fórmula, mais açúcar, gordura e emulsificantes. Isso faz sentido, já que o cacau nunca foi um produto barato, para se ter uma idéia somente nos últimos dois anos sua cotação subiu 150%! Fonte http://www.qvinho.com.br/gastronomia/chocolate-escuro-vs-chocolate-ao-leite/

Eu, particularmente, amo o chocolate meio amargo ou dark de vez. Mas o ao leite de boa qualidade, com uma textura deliciosa é muuuuito bom. 
Brigadeiro Dark da Brigadeiro de Chapéu

Nessa esteira, existe o brigadeiro de chocolate amargo - ou brigadeiro dark. Eu o acho delicioso e lindo: ele possui uma cor fabulosa :)

Eu também tenho cor de chocolate :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário